sexta-feira, 22 de janeiro de 2016


BAIRROS VILA JATAÍ E VILA BEATRIZ MOBILIZADOS PELA SUA PRESERVAÇÃO E CONTRA O ZONEAMENTO ESTABELECIDO NO PL 272/15 EM VOTAÇÃO

 

Por que essa mobilização aconteceu?

Moradores da Vila Jataí e da Vila Beatriz uniram-se para pleitear a manutenção de seus bairros como são atualmente. Após pesquisa realizada entre moradores, chegou-se à conclusão de que isso é o que melhor representa seus desejos de bairro.

 

Os bairros da Vila Jataí e Vila Beatriz, na zona oeste, serão bastante afetados caso a nova lei do zoneamento da cidade de São Paulo seja aprovada sem alterações.  São bairros predominantemente residenciais, com casas em ruas relativamente tranquilas e arborizadas. Existe um comércio local pequeno e vivo. A comunidade de longa data no local, principalmente da Vila Jataí, é bastante organizada, e já há alguns anos vem promovendo ações culturais e ambientais no bairro. Parte da área tem declive acentuado, com grande número de nascentes.

 

Essa comunidade mapeou seu bairro e entregou suas demandas nas audiências públicas realizadas em 2015, mas mesmo assim teve seu zoneamento alterado e as demandas ignoradas.

 

A nova lei do Zoneamento, da forma como está proposta, permitiria a verticalização em grande parte do bairro e a abertura de grandes estabelecimentos comerciais.  Estas duas mudanças certamente alterariam toda a dinâmica do bairro, causando aumento do tráfego, poluição sonora e visual, perda dos vínculos comunitários e perigo ambiental com a permissão de construções em áreas de declive.

Os moradores querem que a Câmara dos Vereadores de São Paulo, ao votar o PL 272/15, que define o novo zoneamento da cidade, altere as áreas classificadas como ZM – Zona Mista dos bairros Vila Jataí e Vila Beatriz para ZPR – Zona Predominantemente Residencial.

Para isso, os moradores estão se organizando novamente, na tentativa de conseguir essa mudança no zoneamento, cuja segunda e última votação acontecerá em meados de fevereiro de 2016, na Câmara Municipal. 

Está marcada uma reunião entre os moradores dos dois bairros no dia 28 de janeiro, quinta-feira, às 19h30min, no Colégio Hugo Sarmento, R. Dom Rosalvo, 131, São Paulo - SP, 05442-030.

 

Próximos passos:  

 

ü  Reunião com os moradores, dia 28 de janeiro, quinta-feira, às 19h00min, no Colégio Hugo Sarmento, R. Dom Rosalvo, 131, São Paulo - SP, 05442-030.

ü  Entrega da proposta dos bairros aos vereadores

ü  Abaixo assinado

ü  Mobilização geral dos moradores para participação na segunda votação na Câmara Municipal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário